Gyba Trilha

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

American Chopper - Motos



Vejam algumas motos sensacionais produzidas pelos caras do Amercian Chopper:


















A primeira moto do mundo


Quem inventou o Avião todo mundo sabe, agora quem inventou a motocicleta? Qual foi a primeira moto do mundo? Quem começou a fabricar?

A primeira motocicleta do mundo foi provavelmente a inventada pelo americano Sylvester Howard Roper em 1867. Tinha motor de 2 cilindros, e era movida a vapor (carvão).















A primeira motocicleta produzida nos EUA foi a Orient-Aster, construída pela Companhia Metz, de Waltham, Massachusetts. Usava um motor Aster que era uma cópia do DeDion Button, francês:













.Momento Cultura pra vocês, heheh



Verdades e Mitos sobre Motos

Graxa branca é o melhor meio de se lubrificar a transmissão?
Graxa Branca - MITO
Mito!!! A graxa branca não é o melhor meio de se lubrificar a transmissão pois a mesma não penetra todos os componentes da mesma (arrebites...), além disso, quando se anda com a moto em estradas de terra ou areia, detritos podem grudar na graxa e danificar o conjunto de transmissão. O Ideal é lubrificar a transmissão com óleo 90... é certo que esta vai sujar a moto, mas esse garante a maior vida útil do conjunto de transmissão.


Quanto maior a cilindrada maior a potência da moto?

Maior Cilindrada maior velocidade?
Mito!!! Muitos acreditam que um motor de maior cilindrada sempre tem maior desempenho. Na realidade, nem sempre é isso que acontece. A potência e conseqüentemente o desempenho não são obrigatoriamente proporcionais à cilindrada. A cilindrada é o volume deslocado pelos pistões do motor durante o curso, desde seu ponto mais alto (Ponto Morto Superior) até o mais baixo (ponto Morto Inferior). Podemos citar como exemplos, aSuzuki GSX-R 1000 e a Suzuki Bandit 1200, dois modelos bem conhecidos. Apesar de ter maior capacidade cúbica (cilindrada), a Bandit desenvolve 98 cavalos de potência máxima, enquanto o da GSX-R 1000 tem 178 cv.


A troca de óleo tem de ser feia a cada mil quilômetros?

Troca de óleoMito!!! EXCLUINDO A PRIMEIRA TROCA DE ÓLEO, o restante pode ser feita de acordo com as especificações do fabricante, por exemplo a YAMAHA FACTOR recomenda a troca de óleo a cada 3000km mas... ouve-se dentro das próprias concessionárias que a troca de óleo deve ser feita a cada 1000km, esse é um pensamento da década de 80, tempo no qual a tecnologia em óleos era um tanto quanto defasada e a qualidade dos produtos não era da melhor. Então troque o óleo no tempo que o manual manda você trocar.


Lavar a moto com óleo diesel danifica os componentes da mesma?

lavar moto com óleo diesel
Verdade!!! O óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas.



Pneu mais largo na roda traseira gera mais estabilidade a moto?

Pneu mais largo
Verdade!!! Embora possa haver uma diminuição na vida útil do conjunto de transmissão, um pneu com uma maior área de contato (até 20% do tamanho original) ao solo, gera uma maior estabilidade em frenagens e em curvas.
P.S: claro que um pneu de 300mm não é um “às” da maleabilidade!!!



Rebaixar a frente da moto gera maior estabilidade?

Rebaixar Moto
Depende... Embora alguns sejam defensores ferrenhos do rebaixamento dianteiro em pról da estabilidade, CUIDADO!!! Se fores rebaixar a dianteira, escolha um profissional gabaritado e... uma dica, a medida de segurança para tal feito (essa medida não é oficial) é de cerca de 4cm, nada mais, ultrapassando essa medida, a estabilidade da moto já está bem comprometida!!!

Fonte: http://sradmotor.blogspot.com/


O que é um Moto Clube?



COMO COMEÇARAM OS MOTO CLUBES?Revisão II - 09/10/2003


Moto clube ao contrário do que os leigos e desinformados pensam não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os "caçadores de troféus", ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos. 

Informação histórica do surgimento:

história do surgimento dos Moto Clubes é de certa forma complexa, pesquisando você encontra informações que associa o surgimento, em parte, ao final da guerra onde ex-militares e pilotos no pós guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como Pissed de Bastardos,13 Rebels e os Yellow Jackets, esses da Califórnia. Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender e adaptavam as regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das associações. Sabemos que muito antes disto os motociclistas já haviam percebido as vantagens de andar em grupo e já existiam associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos. No Brasil o primeira associação fundada em 1927 foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará no estado do Rio de Janeiro, alguns anos depois, mais precisamente em 1932 surgiu o Motoclub de Campos. Lá fora, nesta época (década de trinta) estavam surgindo moto clubes com tendência mais rígida e muitos acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo principalmente pela imprensa sensacionalista da época que acusava os motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros pormenores e, mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituir verdadeiras gangues, o que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo. Aí está o porque do motociclista ainda nos dias de hoje ser muitas vezes taxado como mal elemento, mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com motoqueiros que aparecem em nossos encontros fazendo arruaças (estouro de escapamento, borrachão com pneu e etc) ou até mesmo promovem encontros que são na verdade feiras comerciais e nada a tem a ver com nossos princípios.
Mais tarde, já na década de 60 as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley,  Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Riders. Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70. Este periodo fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema. No Brasil nessa época surgiu em São Paulo-SP o Zapata MC (1963) e já no final da década no Rio de Janeiro o Balaios MC (1969) grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade.
partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na década de 90, quando diversos fatores já contribuíam como a disseminação de marcas de motos pelo mundo e a liberação da importação pelo governo do presidente Collor.
Hoje muita coisa anda desvirtuada, moto clubes são criados a revelia por pessoas que desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão e muito menos seguem o princípio de irmandade. Os moto clubes autênticos são forçados a criar campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida a cada dia são criados novos eventos que nada têm a ver com as tradições, na verdade são eventos que enriquecem empresários que aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os motociclistas autênticos passam longe...

Algumas definições: 

MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club.
Moto clube ou Motoclube: No Brasil a forma correta é Moto Clube separado, em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como "Motoclub de Campos".

Dados:

Pela ordem, os cinco moto clubes nacionais mais antigos:
     1927 - Moto Clube do Brasil
     1932 - Motoclub de Campos
     1947 - MC de Petrópolis (Fundado em 13 de Março de 1947, registrado em 15 de Maio de 1951). 
     1963 - Zapata M.C.
     1969 - Balaios M.C.

Obs .: É importante ressaltar que a ordem acima apenas cita as agremiações mais antigas que usavam ou ainda usam o Termo "Moto Clube". Lembramos no entanto que desconhecemos seus propósitos sendo importante ressaltar que existem outras agremiações na qual não podemos precisar as datas mas que também existiram como Piratininga MC e Centauro MC.
maior no mundo e o maior no Brasil: 
O maior MC no Mundo: HELLS ANGELS MC (EUA - Fundado em 1948 em San Bernadino ).
 No Brasil: ABUTRE'S MC - Raça em Extinção (Fundado em 1989, sede nacional em São Paulo-SP).
Fonte: DuKe - Grupo Motociclist@








Revista MoTo.com.br – 26ª EDIÇÃO

O QUE É UM MOTO CLUBE AFINAL?
Vale a pena montar um?
Confira a opnião de quem entende do assunto.
Muita gente tem nos consultado a respeito de como se monta, e se forma um MC e o que é preciso para isso. Na maioria das vezes aconselho que não se monte outro MC, além do que, as respostas a essas perguntas, muitas vezes, são difíceis de serem dadas, visto que o consulente, na maioria dos casos é absolutamente leigo no que diz respeito à moto clubes. Sempre afirmo que é muito fácil se montar uma associação de motociclistas, que todos nós denominamos Moto Clube, já que cumprindo a lei, não é difícil legalizar esta situação. Acontece que muita gente pensa que juntando alguns amigos e colocando um desenho bonito nas costas de cada um, com um nome qualquer já se possui um MC. Puro engano. É preciso, ainda, conquistar o respeito da comunidade motociclista organizada e demonstrar como, para que e de onde veio o grupo, o que leva algum tempo para isso, pelo menos perante os MCs sérios e tradicionais. Vemos todos os dias, nos encontros, nas estradas, nos postos de combustíveis, muita gente com uma moto bonita, usando um colete sem sequer saber o porque. Tem moto clube vendendo patch pela internet e enviando pelo correio, sem qualquer cuidado ou seleção. Postura, respeito às cores, comportamento adequado na condução da motocicleta para se evitar acidentes são coisas desconhecidas para a grande maioria dos integrantes dos MC's na atualidade. Mas, e a culpa de quem é? Ora, se não há educação transmitida por quem deveria tê-la para poder passar adiante, não há o que se cobrar de ninguém. Cabe a todos os presidentes de moto clubes, quando assumem os seus cargos, terem plena consciência e o compromisso de orientar os integrantes de seu MC e conduzi-los de maneira segura, respeitosa, e, acima de tudo, com conhecimento do que significa pertencer a uma agremiação que honrosamente utiliza a sigla M.C. Não pretendemos aqui nos alongar muito, mas não podemos deixar de comentar que a ignorância a respeito do tema MC é muito grande, haja visto o uso de denominações absolutamente fora de propósito para alguns moto clubes, que chegam a denegrir o espírito que deve nortear o motoclubismo. O povo vem clamando por uma regulamentação quanto ao uso de nomes, as datas de eventos, ao respeito pelos mais antigos, mas uma solução para tudo isso vem caminhando a passos lentos, até por falta de consciência da grande maioria. Gostaria de lembrar que há pouco mais de 5 anos, os moto clubes brasileiros não passavam de 350, ao passo que hoje, pelo que se tem notícia, este número já ultrapassou a marca dos 3.500 em todo o Brasil. Acreditamos que já esta passando o momento de o movimento motociclista organizado em todo o Brasil se mobilizar no sentido de coibir o crescimento desordenado e até desrespeitoso dos moto clubes sem história, sem educação, sem conhecimento e sem nada. Ta dito!
Reinaldo de CARVALHO Bueno
Pres. da Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo



VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA ROUPA PARA CADA TIPO DE MOTOCICLISTA!


Dicas do motociclista Cézar Fuchs da Tacna...


As roupas especiais para motociclistas variam de acordo com a posição do 
motociclista 
e a velocidade utilizada para andar de moto.


A TACNA confecciona roupas para racing (esportivas), street, naked, 
big-trail, custom 
e personalizadas.

As Racing (esportivas), pela posição de pilotagem (o piloto fica 
praticamente deitado
 sobre o tanque de combustível, com o tronco inclinado para a frente 
e os pés para 
trás), são menos confortáveis para utilização em vias urbanas, sendo
 mais 

indicadas para condução em rodovias/autopistas e requerem 


alta proteção.


A Street é a moto classificada como motos para asfalto (categoria 
on-off), geralmente
 de média a alta cilindradas, bom desempenho, contam com segurança 
e conforto. 
Com essas características, são bastante utilizadas para turismo, lazer 
e uso urbano 
além de utilitárias. A posição de pilotagem é sentada, sem inclinação,
 banco para 
garupa mais largo , requer roupa com proteção de média a alta 
dependendo da cilindrada.

As Naked ("nuas"), são motos que têm bom desempenho
 (algumas de alta cilindrada)
 em relação ao motor e conjunto mecânico, mas modificadas para
 permitir uma posição
 de pilotagem menos deitado, e mais sentado, melhorando o 
conforto para condução 
em vias urbanas, com guidão mais alto do que nas esportivas,
 porém não possuem 
carenagem . Com faróis redondos e pneus esportivos, possuem 
design misto
 entre motos de passeio e motos esportivas. geralmente sem a
 bolha frontal, requer 
roupa com proteção média.

As Big Trail, motos de uso misto para viagens longas que
 incluem trechos de
 off-road. São mais confortáveis e mais pesadas, com pneus
 de uso misto e 
tanques de combustível que chegam a 40 litros para permitir 
boa autonomia em
 trechos longos em que não é possível o reabastecimento.
 Normalmente usam roupas
 de proteção leve, com regulagens.

As Custom são motos estradeiras, preferidas por um público
 mais tradicional.
 Não priorizam a velocidade e são mais voltadas ao conforto,
 mantendo a altura
 do banco baixo, pedaleiras avançadas, tanque grande em 
posição paralela 
ao chão de forma a proporcionar uma posição confortavel
 para pilotagem.
 São muito confortáveis para viagens longas, seja sozinho 
ou acompanhado.
 O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente, 
com as costas
 geralmente apoiadas em encostos. 
usam roupas mais tradicionais, 

normalmente com


 pouquissima proteção.






           MOTOCLUBES DE PERNAMBUCO



MOTOCLUBE
CIDADE
São Lourenço
Caruaru
Timbaúba
Bonito
Recife
Petrolina
Recife
Caruaru
Arcoverde
Carnaíba
Recife
Olinda
Sta.Cruz do Capibarite
Recife
Surubim
Paulista
Recife
Igarassu
Salgueiro
Jaboatão dos Guararapes
Itamaracá
Recife
Recife
Recife
Olinda
Recife
Caruaru
Pão de Açucar
Recife
Caruaru
São José do Egito
Sertânia
Goiana
Exu
São Lourenço da Mata
Recife
Olinda
Caruaru
Recife
Petrolina
Recife
Serra Talhada
Recife
Jaboatão dos Guararapes
Recife
Bezerros
Taquaritinga do Norte
Surubim
Afogados da Ingazeira
Recife
Vit.de Sto.Antão
Recife
Tabira
Recife
Recife
Olinda
Recife
Recife
Cabrobó
Cabrobró
Carnaiba
Recife
Recife
Carnaiba
Recife
Camaragibe
Olinda
Abreu e Lima
Iati
São José do Egito
Petrolândia
Recife
Arcoverde
Triunfo
Carpina
Recife
Salgueiro
Recife
Floresta
Abreu e Lima
Olinda
Vit.de Sto.Antão
Olinda
Paulista
Gravatá
Recife
Caruaru
Recife
Bezerros
Santa Maria da Boa Vista
Recife
Caruaru
Santa Cruz do Capibaribe
Surubim
Recife
Surubim
Itapetim
Recife
Olinda
Inajá
São Lourenço
Olinda
Toritama
São Lourenço da Mata
Recife
Recife
Afogados da Ingazeira
Caruaru
Ibimirim
Afogados da Ingazeira
Caruaru
Caruaru
Recife
Jaboatão
Flores
Paulista
Recife
São José do Egito
Pesqueira
Petrolina
Cupira
Jaboatão
Recife
Igarassu
Sertânia
Caruaru
Camocim de São Feliz
Recife
Arcoverde
Recife
Olinda
Abreu e Lima
Recife
Caruaru
Recife
Garanhuns
Recife
Recife
Recife
Recife
Abreu e Lima
Afogados da Ingazeira
Vitória de Sto.Antão
Afogados da Ingazeira
Recife
Olinda
Carpina
Paulista
Serra Talhada
Belo Jardim
Belo Jardim
Sta.Cruz do Capibaribe
Caruaru
Garanhuns
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Arcoverde
Camocim de São Felix
Frei Miguelinho
Recife
Recife
Toritama
Timbaúba
Caruaru
Recife
Petrolina
Recife
Recife
Ouricuri
Igarrasu
Petrolina
Recife
São Lourenço
Petrolina
Petrolina
Recife
Lajedo
Recife
Inajá
Jaboatão dos Guararapes
Afogados da Ingazeira
Recife
Paulista
Recife
Caruaru
Carpina
João Alfredo
Caruaru
Olinda
Toritama
Petrolina
Recife
Inajá
Caruaru
Recife
Surubim
Olinda
Paulista
Recife
Recife
Recife
Arcoverde
Caruaru
Recife
Olinda
Toritama
Toritama
Surubim
Paulista
Caruaru
Recife
Vitória de Santo Antão.
São Lourenço da Mata
Serra Talhada
Brejão
Pesqueira
Olinda
Recife
Recife
Recife
Exu
Recife
Gravatá
Recife
Recife
Belo Jardim
Tuparetama
Recife
Paulista
Abreu e Lima
Olinda
Recife
Pesqueira
Bonito
Caruaru
Pombos
Floresta
Petrolina
Recife
Itapetim
Salgueiro
Petrolina
Olinda
Caruaru
Arcoverde
Recife
Recife
Serra Talhada
Recife
Caruaru
Jatobá
Ipojuca
Palmares
Garanhuns
São Lourenço da Mata
Bezerros
Caruaru
Gravatá
Gravatá
Olinda
Jaboatão dos Guararapes
Recife
Olinda
Recife
Recife
Petrolina
Igarassu
Recife
Paulista
Igarassu
Recife
Goiana
Surubim
Recife
Recife
Recife
Garanhuns
Igarassu
Moreno
Recife
Recife
Recife
Recife
Surubim
Bezerros
Recife
Recife
Surubim
Camaragibe
Surubim
Cabo
Jaboatão dos Guararapes
Águas Belas
Recife
Caruaru
Petrolina
Petrolina
Caruaru
Surubim
Igarassu
Santa Cruz do Capibaribe
Carpina
Recife
Recife
Tuparetama
São Bento do Una
Sertânia
Recife
Abreu e Lima
Toritama
Paulista
Jaboatão dos Guararapes
Recife
Paulista
Taquaritinga do Norte
Petrolina
Recife
Recife
Toritama
Recife
Timbaúba
Abreu e Lima
Moreno
Recife
Petrolina
Recife
Jaboatão dos Guararapes
Afogados da Ingazeira
Recife
Recife
Tuparetama
Recife
Recife
Caruaru
Caruaru
Paulista
Recife
Recife
Garanhuns
Afogados da Ingazeira
Recife
Olinda
Serra Talhada